Header AD

Mitos e verdades sobre meias de compressão

Meias de compressão são recursos eficazes na prevenção e combate de problemas circulatórios nas pernas? Sim, desde que usadas de forma adequada, diz o médico Celso Ricardo Bregalda Neves, da divisão de cirurgia vascular do Hospital das Clínicas de São Paulo e secretário-geral da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Ele fala a seguir sobre mitos e verdades das meias de compressão. Confira:

Não há métodos de prevenção para problemas circulatórios como varizes — MITO.

Os problemas circulatórios podem ser prevenidos com dieta saudável, abolição do tabagismo, evitando excesso de peso, com a utilização das meias de compressão e com a prática regular de exercícios físicos. No caso das meias, há diversas graduações de compressão específicas para cada estágio de problema circulatório.
Análise: As meias de compressão, como meia 3/4, meias 7/8 não necessariamente são para prevenção de varizes. Também auxiliam no uso especifico para esportes contribuindo para refrigeração dos músculos das pernas. 

Qualquer tipo de meia ajuda em problemas de circulação — MITO.

Apenas as meias de compressão graduada contribuem para a prevenção e tratamento das varizes, problemas circulatórios durante e após a gravidez, casos acentuados de inchaços, pós-cirurgia de varizes e edemas de natureza linfática. 
Meias que possuem compressão graduada garantem maior compressão no tornozelo, diminuindo à medida que sobe em direção a coxa, facilitam e melhoram a circulação sanguínea.
Análise: queremos sempre contribuir com mais conteúdos de qualidade que visa fazer com que as pessoas tenham mais qualidade de vida e que elas não gastem com falsas informações sobre uso de equipamentos.

Existem meias de compressão diferentes para homens e mulheres — VERDADE.

Existem modelos masculinos e femininos. Porém, as compressões são as mesmas: suave compressão, média compressão, alta compressão e extra alta compressão.
Indicações: meias de compressão, meia 3/4 e meias esportivas de compressão você pode encontrar em um de nossos parceiros e assim ter o melhor proveito tanto em economia quanto em qualidade de produto.

Homens não estão sujeitos a problemas circulatórios — MITO.

Dores, inchaços e sensação de peso nas pernas não são sintomas que acometem apenas as mulheres. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), um em cada cinco homens sofre com problemas circulatórios, em especial com as varizes (veias que ficam tortuosas, alongadas e dilatadas devido a diversos fatores, como alterações hormonais, hereditariedade, obesidade, cigarro, vida sedentária, entre outros). Um estudo desenvolvido em Israel e nos Estados Unidos aponta que 3% dos homens e 20% das mulheres têm varizes aos 30 anos de idade. Aos 70 anos de idade até 70% das pessoas podem apresentar varizes dos membros inferiores.

Grávidas devem usar meias de compressão para evitar problemas circulatórios durante a gestação — VERDADE. 

Durante a gravidez o volume de sangue circulando pelo organismo aumenta. Também há o crescimento do útero, responsável por exercer forte pressão nas veias da região pélvica e na veia cava inferior, que drena o sangue proveniente dos membros inferiores e cavidade abdominal. Isso faz com que a pressão sanguínea nas veias das pernas seja maior, influenciando o desenvolvimento de doenças venosas. Com os vasos recebendo maior volume de sangue, podem surgir problemas circulatórios nos membros inferiores e, no caso de mulheres que já convivem com o problema, podem ocorrer piora e aparecimento de dores e desconforto. O uso da meia de compressão ajuda a melhorar a circulação sanguínea nas pernas.

Não importa o tipo de compressão das meias, todas têm o mesmo efeito — MITO.

Cada compressão é indicada para diferentes tipos e estágios dos problemas circulatórios:
a) Suave compressão — seu uso é indicado para prevenção e bem estar. Ajuda a prevenir varizes durante e após a gestação. Também recomendada para quem faz uso de pílulas anticoncepcionais, tem propensão hereditária ou fica muito tempo em pé ou sentado. É recomendável para viagens de longa distância (previne a síndrome da classe econômica).
b) Média compressão — é indicada para quem sente dores acentuadas nas pernas no fim do dia. Nos casos acentuados de inchaço, dores, cansaço e varizes nas pernas. Indicada durante e após a gestação e para quem faz uso de pílulas anticoncepcionais, fica muito tempo em pé ou sentado ou tem propensão hereditária, além de servir para antes e após cirurgias.
c) Alta compressão — é indicada para quem tem varizes ou inchaço nas pernas em estágio avançado. Nos casos graves de inchaço, dores, cansaço e doenças venosas.
d)  Extra-alta compressão — é indicada para pessoas com quadros varicosos intensos, úlceras venosas pós-trombóticas, edemas acentuados persistentes, graus extremos de elefantíase, além de tratar dermato fibrose acentuada.

O inverno faz com que surjam mais varizes — VERDADE. 

Por causa do frio, as pessoas tendem a se exercitar menos e a consumir alimentos mais calóricos, ocasionando o surgimento de algumas complicações vasculares, como problemas circulatórios periféricos, além de varizes e vasinhos nas pernas.

As propriedades da meia desaparecem após a lavagem — MITO.

Se forem seguidas as dicas de como lavar a meia, seu efeito permanece intacto.
Mitos e verdades sobre meias de compressão Mitos e verdades sobre meias de compressão Reviewed by Unknown on 06:15 Rating: 5

Nenhum comentário

Post AD